terça-feira, 17 de outubro de 2017

DICAS PARA O EXAME DE VESTIBULAR 2017/18

1- A NOVA ROTA DA SEDA

Trata-se de um projeto de integração mundial, cuja referência esta associada a antiga Rota da Seda da Idade Média (Rede comercial que interligou o Ocidente ao Oriente promovendo intenso intercâmbio comercial e cultural).
A Nova Rota da Seda é uma espécie de corredor econômico, composto de rodovias, ferrovias, dutos, cabos de fibra ótica, que irá conectar, por via terrestre e marítima, a China  á Europa e a África, atravessando a Ásia Central, Oriente Médio e Oceano Indico.
O Projeto abrange 68 países, 4,4 bilhões de pessoas, e representa 40% do PIB mundial
Xi Jinping, presidente, da China espera com isso :
a) conquistar novos mercados
b) levar o desenvolvimento para vizinhos mais pobres, explorando mão de obra e matéria prima
c) garantir contratos internacionais para suas empresas de infra- estrutura
Sob o ponto de vista politico a China que se firmar como liderança global, ameaçando a hegemonia dos EUA.

2- Vejam esta frase dita em Janeiro de 2.017 no Forum Econômico Mundial em Davos Suiça. " TEMOS QUE CONTINUAR DEFENDENDO O DESENVOLVIMENTO DO LIVRE COMERCIO E DIZER NÃO AO PROTECIONISMO'.
Será que você conseguiria acertar o autor desta frase. Bem ela cheira capitalismo puro...
Não, não saiu da boca de norte americanos e sim de XI JINPING, presidente da China.
Se você tivesse que justifica-la o que faria?
Simples, primeiro não se esqueça dos governo adotado por Deng Xiaoping – Um país dois sistemas ou seja economicamente a China é capitalista . Em segundo lugar não se esqueça que a China tem uma economia voltada para o mercado externo, e que os produtos chineses nestas ultimas décadas ( DE PEÃO A AVIÃO) lotam as prateleiras de todo comercio do planeta. A China mais do que qualquer outro país, seu produto é barato e de boa qualidade.

3- A Relação da China com a Coreia do Norte

A China é a única aliada da Coreia do Norte e tem um papel decisivo na atual crise nuclear mundial.
A China mantém um acordo de proteção na área de defesa desde 1.961, o que vem garantindo sustentação politica ao regime.
Além disso a C.N é extremamente dependente da China sob o ponto de vista econômico.
Estrategicamente esta estreita relação  entre os dois países torna a China privilegiada
pelo fato de ser o único país capaz de manter um dialogo com Kim Jung Um para negociar a crise nuclear que avança aceleradamente nos dias atuais.

4- AS AMBIÇOES EXPANSIONISTAS DA CHINA

Se a questão Norte Coreana é um tema que une EUA  e CHINA, o mesmo não se pode dizer quando o assunto é o Mar da China Meridional (atualmente o foco de maior tensão do Sudeste Asiatico).
A China reivindica a região, alegando ter precedência histórica. No entanto países como: Filipinas, Vietnã, Brunei, Malásia e Taiwan também disputam a soberania sobre a região e querem negociar com base na Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, que define Zonas de 200 milhas marítimas para cada país. O problema é que devido a proximidade entre esses países, as fronteiras não são bem definidas.
Interesse da China- A área é importante rota comercial. Além disso apresenta grande atividade pesqueira e reservas de petróleo.
Foi por esses motivos: econômicos, políticos e estratégicos que a China ampliou sua ofensiva para consolidar a ocupação da área á partir de 2.014 construindo na mesma ILHAS ARTIFICIAIS com potencial de uso militar e enviando plataformas de petróleo.
Preocupados com as aspirações chinesas, Os Eua critica abertamente as instalações militares de Pequim do Mar do sul da China


Marcos Moraes.