segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Esperança de um futuro melhor para humanidade

Extraído do Livro O Planeta Pede Socorro, Conclusão, onde Marcos adicionou um texto da minha autoria por expressão a visão e a esperança que temos quanto ao destino da raça humana:"...Como vimos o homem durante séculos foi o maior destruidor da natureza e hoje, quando viu que a sua ação fez com que a permanência no planeta estivesse ameaçada, começou a preocupar-se. Ao mesmo tempo em que estão se unindo para combater ou mitigar, em uma ação conjunta, o mal que fizeram.

Cada ser vivo que habita o planeta tem a sua importância e faz parte de um eco sistema interligado entre si e mesmo os seres unicelulares têm a quota de participação ativa.

Todos os cidadãos do mundo têm o dever de unir medidas específicas a hábitos e inserindo medidas preventivas na rotina de suas vidas; assumindo uma postura mais consciente e mais ativa, no cuidado do Planeta, pois sua sobrevivência a longo prazo não vem de nenhuma lei ou de nenhum político, não vem de nenhuma ação individual, vem da mudança coletiva no padrão de produção e consumo da população e da redução de sua pegada ambiental.

Segundo o Greenpeace, até no ato que adquirir uma madeira podemos ser amigos da natureza, exigindo que tenha um selo informativo e segundo a organização: "Quando for comprar produtos de madeira, procure pelo selo FSC. O FSC, sigla em inglês do Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council), é um sistema de certificação independente integrado por representantes de empresas madeireiras, organizações ambientalistas e do setor social. A instituição FSC não certifica, mas credencia e monitora empresas certificadoras que se comprometem a obedecer aos princípios e critérios adotados pelo FSC. Mundialmente reconhecido, o FSC é o único sistema que tem apoio das grandes ONGs por atender a rígidos padrões ecológicos internacionais, incorporando de forma razoavelmente equilibrada os interesses de grupos sociais, econômicos e ambientais. A certificação é, atualmente, a melhor forma de atestar que o manejo de florestas nativas ou de plantações é realizado de maneira eficaz, ambientalmente adequada, transparente e economicamente viável. O selo FSC – também conhecido como selo verde – assegura transparência em todo o processo – desde a extração da madeira na floresta, passando pelo processamento na indústria até chegar ao consumidor final. O FSC-Brasil, que elaborou os princípios e critérios para exploração de madeira no país, tem sede em Brasília”.

O escritor Monteiro Lobato apregoava que: "Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum" e, cremos que em um futuro próximo, através da educação, desde a mais tenra idade, a raça humana viverá melhor.

Os homens derrubarão as muralhas da inveja, do orgulho, da maldade, da ignorância; onde cada um mostrar-se-á com transparência; onde a fraternidade não será uma mera utopia; onde não haverá derrotados e serão derrotadas todas as investidas que não forem benéficas; onde a fome será banida, pois o celeiro mundial suprirá aqueles que, por motivos diversos, não tiveram uma boa colheita; onde um negro e um nórdico sentar-se-ão juntos, lado a lado; onde a honestidade, a honra, a ética serão exaltadas; onde a paz será uma constante e o planeta não mais terá países, e será gerido, preservado por todos; onde o "eu" deixará de existir para que o "nós" seja o objetivo da humanidade."
Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário