Google+ Badge

sábado, 20 de fevereiro de 2016

NOVOS LIVROS

SINOPSE

Herdeira da maior parte do espólio da extinta União Soviética, a Rússia ressurgiu como um gigante, com pretensões de conquistar, no espaço mundial, o mesmo poder dos antigos impérios. Líder do Bloco da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), vem desempenhando um papel importante na diplomacia internacional, mostrando disposição para recuperar o lugar decisivo que teve, em nível mundial, durante boa parte do século XX. 
Em razão dessa importante atuação, conhecer a história russa é um caminho para compreender as diversas forças políticas e ideológicas que disputam a supremacia sobre o planeta. 
Procuramos, neste livro, apresentar e discutir os principais eventos dessa história, de grandes derrotas e vitórias: o início, com os Vikings; a invasão mongol; o surgimento de Moscou, no século XIV, que passa a ser o núcleo da nação russa e o período imperial, sobretudo os reinados de Ivan IV e Pedro I, o Grande. Acompanhamos, ainda, as duas grandes guerras, o desmoronamento do Império; os governos de Lenin e Stalin; a Guerra Fria, os governos de Brejnev, Gorbachev e do polêmico Vladmir Putin que, com ações como a anexação da Península da Crimeia em 2.014, vem abalando a opinião mundial.


SINOPSE

Dada a importância dos conflitos que vêm ocorrendo no Golfo Pérsico para a atual configuração do cenário mundial, apresentamos, no presente livro, a história desse território e dos problemas que envolvem a convivência entre seus povos.
Entretanto, compreender a natureza dos fatos que ali têm se desenrolado exige uma incursão no espaço geográfico e, sobretudo, nas relações que seus habitantes desenvolvem entre si e com o ambiente que os circunda. 
Por essa razão, procuramos apresentar a trajetória da ocupação humana dessa área desde a sua origem até a formação das nações atuais, que tentam conviver em paz e harmonia, como é o caso do Irã, Iraque, Kuwait e, ainda, da nação Curda, que até hoje luta por um território. 
Trata-se de um mergulho em mais de 2.500 anos de história, em que procuramos destacar o Império Persa; a conquista dos árabes, que marcou a conversão dos habitantes ao islamismo; a invasão turca e a dos mongóis; a independência e as dinastias Safávida; a ocupação do Império Turco-Otomano; passagem do Irã e do Iraque para a tutela do Reino Unido; os movimentos nacionalistas emancipacionistas e a conquista da independência de alguns países após a Segunda Guerra; a disputa entre os EUA e a URSS, durante a Guerra Fria, pelo domínio da região; a Revolução Islâmica; a guerra entre Irã e Iraque; a Guerra do Golfo, seguida pela invasão dos EUA no Iraque e a formação dos grupos insurgentes que atuam até hoje, como o Al Qaeda. 
Nesse percurso, fica muito clara a importância geográfica e estratégica que a região sempre teve como ponte entre a Europa, o restante da Ásia e a África, e como grande lençol petrolífero. 
Considerando que esse território sempre foi alvo de cobiça das potências, que vêm submetendo esses povos à exploração, humilhação e morte, e que o Estado Islâmico já concentra seu domínio no Norte do Iraque e Leste da Síria, procuramos discutir os desdobramentos dessa situação, sem dúvida, essenciais para se entenderem as mudanças políticas, geográficas e migratórias do mundo em que vivemos.

Á partir de 2ª feira vendas pela Internet